quinta-feira, 23 de junho de 2011

Some Words that Came Out of the Blue(s)

Selfalse Interest

For you to know the interest of those
Who pretend to gather my infant choice(?)
In a school of dreaming nightmares
That you call hope and its followers
But you don't give any fucking stupid interest
For me, for thee, for crying babes
And your opened mouth
With lots and lots of looting shit
And RIPs forever in our minds

© 2011 Lucas Tomé

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Revelações e Revoluções Femininas

*******
Angelina Jolie como Lady Lara Croft
Lara Croft - Tomb Raider (2001)
e A Origem da Vida (The Cradle of Life, 2003)


A personagem Lady Lara Croft do vdieo-game dividido em eras, Tomb Raider, encarnada por Angelina Jolie mais uma vez em um papel de pura ação, diferente de seu papel em Girl Interrupted pelo qual recebeu o Oscar de melhor atriz coadjuvante em 1999. Porém, Jolie se encaixou bem no papel da personagem e teve boa aceitação do público. O segundo filme da série foi considerado melhor.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Diferentes Romances em Filmes


 Esta postagem fica como uma espécie de “comemoração” ao dia dos namorados.
Mas deveríamos saber que enquanto tivermos quem amamos nos amando, todo dia é dia dos namorados.

- Titanic (1997) -

O maior melodrama trágico não verídico do cinema de 90, o grande amor de Jack e Rose. Baseado na história desastrosa do navio Titanic, que partiu da Inglaterra com destino aos Estados Unidos, mas que acabou naufragando no meio do oceano atlântico. Neste filme o que vem à tona, é o amor impossível, pois Jack é um pobre qualquer e Rose é uma mulher comprometida e de família nobre, mas que mesmo assim vão viver intensamente seu amor.
Kiss Time?
- Como Se Fosse a Primeira Vez (50 Firt Dates, 2004) -

Um problema neurológico divide Henry da mulher que ama, Lucy: todo dia ele tem de convencê-la a amá-lo novamente como na primeira vez que a viu. Dedicar-se a pessoa amada até o fim, ainda que seja preciso deixá-la. Muitos desistem no primeiro problema que encontram, porém, gostamos das pessoas por suas qualidades, mas as amamos por seus defeitos.

- O Melhor Amigo da Noiva (Made of Honor, 2008) -

Creio que este filme possa ser voltado não para o personagem masculino, mas para a mulher que tenta tanto mostrar que o ama e desiste quando encontra alguém que a ame. Às vezes tentamos tanto conquistar uma pessoa que amamos que chegamos a um ponto que percebemos estarmos sendo idiotas e nos aventuramos quando encontramos alguém que faça aquilo que o outro não faz, mas mesmo assim ainda amamos o outro.

- Show de Vizinha (The Girl Next Door, 2004) -

Qual foi a maior loucura que você já fez? Para quem é adolescente e tímido ter uma garota é sempre um problema tanto em questão amorosa, quanto para o orgulho próprio. Matt vai passar por várias aventuras para poder salvar o amor que viveu com a melhor garota que já lhe apareceu, aquela que lhe ativou a viver.

- Efeito Borboleta (The Butterfly Effect, 2003) -

Adam tem o poder de voltar no tempo, porém toda vez que ele o fizer, acarretará na mudança de tudo o que viria pela frente. Fica para se pensar que aquilo que fazemos, mudará tudo, mesmo que seja uma palavra dita ou não, um ato que devíamos ou não ter feito, e que mesmo que pudéssemos voltar no tempo para concertar um erro, outro acabaria acontecendo. Assim como Adam que fez de tudo para salvar aquela que amava, mas a única solução foi nunca ter vivido com ela.

- Antes que Termine o Dia (If Only, 2004) -

Uma intensa decisão mudou todo o rumo do que Ian achara que se sucederia a sua vida: a morte daquela que amava. E ele entregou sua vida ao destino para poder deixá-la viver. O filme aponta para a questão de que nem sempre damos valor a quem amamos e que nos ama. Arrogamos o amor incondicional dessa pessoa, achando que ela vai estar sempre feliz com nossos atos, porém quando a pessoa se vai, vemos o quanto perdemos.

- Antes do Amanhecer; Antes do Pôr do Sol (Before Sunrise, 1995; Before Sunset, 2004) -

Antes do amanhecer conta a história de Jesse, um americano, que conhece Celine, uma francesa, num trem vagando pela Europa. Uma hora ou outra eles vão se separar, cada um irá para seu lado, mas Jesse convida Celine para descerem em Viena e lá passarem a noite passeando pela cidade juntos, antes do amanhecer. No fim eles voltam para suas vidas, porém estão completamente apaixonados, e combinam de se encontrar um ano depois, mas Celine não vai. Nove anos depois Jesse está em Paris promovendo seu livro que escreveu sobre um casal que se conhece num trem e viveu uma noite romântica em Viena. Lá ele volta a encontrar Celine e mais uma vez ele se aventura com ela, dessa vez em Paris, porém, Jesse tem de pegar um avião às 19:30 e voltar para casa, e eles tem mais ou menos uma hora e meia para conversarem, antes do pôr do sol.

- Assassinos por Natureza (Natural Born Killers, 1994) -

Este é o filme de Oliver Stone sobre o amor de dois assassinos que vagam pelo mundo espalhando o caos por onde passam. Roteiro baseado numa história de Quentin Tarantino que tanto foi reivindicada por fãs. Neste filme vemos que até mesmo os mais cruéis assassinos podem viver o seu amor sujo e bandido.

- Sid & Nancy – O Amor Mata (Sid & Nancy - Love Kills, 1986) -

E finalmente a história real de amor punk de Sid Vicious e Nancy Spungen. Filme baseado na união do falecido baixista da banda Sex Pistols e da colega de quarto seguidora da banda. O “amor mata”, pois Sid foi acusado de ter assassinado Nancy num quarto de hotel. Tempos depois, Sid morreu de overdose. Enquanto viveram, seu amor foi bonito e bem, bem bagunçado.


A bela cena do beijo ao lixo!
Concluímos então que de certa forma, o amor muitas vez não nos traz bem nem mal. Ele simplesmente deve ser vivido. Quem quiser entendê-lo ficará louco.

“Love… Love will tear us apart… again”
Joy Division

sábado, 4 de junho de 2011

Antes que Termine o Dia


“- Se soubesse que hoje é o último dia na face da terra, o que você faria?
- Bom, eu compraria sapatos, comeria chocolate, e teria uma aventura com o modelo da Calvin Klein (risos)
- Hum...
- É uma resposta fácil e boba... Eu ficaria com você!"

Alguma vez você já fez algo em que o que mais importasse fosse aquilo que ama?
Seja isso um objeto, um emprego ou uma pessoa.
Dizem que antes de tudo temos que nos amar para podermos amar os outros. Mas o fato de estarmos amando já comprova que somos capazes de expandir nosso amor para além de nós mesmos. Para o bem do próximo.
Amor é uma coisa incondicional e não necessariamente recíproca.
Quando se diz que ama uma pessoa pelo fato dela ser isso ou aquilo, então a questão não é a pessoa, mas sim as suas qualidades ou posses.
Como é bastante usual de muitos hoje em dia, o trabalho é uma das coisas mais importantes na vida, pois é este que trará reconhecimento e retorno econômico. Em outras palavras: sucesso.
Mas e quando você morrer? Ou até mesmo quando você estiver velho, quando não puder fazer nada mais, que diferença vai fazer esse dinheiro todo? A não ser que você teve alguém com quem separou todas suas aventuras, todos os desafios, com quem pôde contar e para quem você pode depositar não só o seu dinheiro, mas também o seu amor.
E se essa pessoa já estiver velha como você, se vocês dois estiverem prontos para partir para o próximo nível, então sim, fez sentido vocês terem todos aqueles filhos agora eles estão educados da melhor forma, e eles tem como se ajudar e ajudar os outros e seguindo esse raciocínio, construirão um mundo melhor.
Otimismo? Até demais para mim mesmo. Mas...

Ian (Paul Nicholls) é um homem que espera conseguir todo o sucesso de sua carreira como se um dia fosse ser imortalizado por isso e por isso, se esquece de algo que está lá acordando com ele todos os dias, sua namorada, Samantha (Jennifer Love Hewitt), que o ama, ama o suficiente para se afastar dele quando acha que seu relacionamento não é mais o melhor para nenhum dos dois, pois dias após dias, tudo o que ele fez foi a ignorar em nome do trabalho.
Um acidente ocorre (talvez até proposital) e Ian assiste impotente.
Durante esse dia trágico, vários acontecimentos se passaram durante a manhã dos dois “amantes”. Coisas pequenas, mas que se acontecessem de novo qualquer um perceberia.
E assim aconteceu.
Ian acordou e encontrou Samantha novamente ao seu lado, viva, e todas as pequenas coisas que normalmente não importavam aconteciam de novo, na mesma sequencia, no mesmo momento e agora essas coisas criam um peso enorme para que fossem tão sem importância e ele dá mais sentido ao perceber que assim como tudo, o principal do dia com certeza vai acontecer: a morte de seu amor.
Ian, então, faz com Sam em um dia tudo o – ou quase – que deveria ter feito durante todo o tempo que estiveram “juntos”.
Antes que termine o dia.
A atemporalidade toma conta da vida do personagem Ian que se vê num pesadelo e num sonho ao mesmo tempo. Porém, o tempo, por mais que seja algo importante, acaba sendo tido como o algo supérfluo quando os dois se vêem amando um ao outro no melhor de cada.
Mas se ele não poderia viver sabendo que seu amor se foi sem a ter amado, como ele poderia perdê-la lembrando de tudo que viveram?






- Antes que Termine o Dia -
-Nome original: If Only
-Gênero: Romance Dramático
-Tema: Relação amorosa
-Duração: Aproximadamente 92 min. (1h e 32 min.)
-Lançamento: 2004
-Origem: EUA, Inglaterra (ambientado em Londres)
-Idioma: Inglês
-Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
-Direção: Gil Junger
-Roteiro: Christina Welsh
-Produção: Jill Gilbert, Jeffrey Graup, Jennifer Love Hewitt
-Elenco: Jennifer Love Hewitt, Paul Nicholls, Tom Wilkinson, Lucy Davenport