Esta postagem fica como uma espécie de “comemoração” ao dia dos namorados.
Mas deveríamos saber que enquanto tivermos quem amamos nos amando, todo dia é dia dos namorados.
- Titanic (1997) -
O maior melodrama trágico não verídico do cinema de 90, o grande amor de Jack e Rose. Baseado na história desastrosa do navio Titanic, que partiu da Inglaterra com destino aos Estados Unidos, mas que acabou naufragando no meio do oceano atlântico. Neste filme o que vem à tona, é o amor impossível, pois Jack é um pobre qualquer e Rose é uma mulher comprometida e de família nobre, mas que mesmo assim vão viver intensamente seu amor.
 |
Kiss Time? |
- Como Se Fosse a Primeira Vez (50 Firt Dates, 2004) -
Um problema neurológico divide Henry da mulher que ama, Lucy: todo dia ele tem de convencê-la a amá-lo novamente como na primeira vez que a viu. Dedicar-se a pessoa amada até o fim, ainda que seja preciso deixá-la. Muitos desistem no primeiro problema que encontram, porém, gostamos das pessoas por suas qualidades, mas as amamos por seus defeitos.
- O Melhor Amigo da Noiva (Made of Honor, 2008) -
Creio que este filme possa ser voltado não para o personagem masculino, mas para a mulher que tenta tanto mostrar que o ama e desiste quando encontra alguém que a ame. Às vezes tentamos tanto conquistar uma pessoa que amamos que chegamos a um ponto que percebemos estarmos sendo idiotas e nos aventuramos quando encontramos alguém que faça aquilo que o outro não faz, mas mesmo assim ainda amamos o outro.
- Show de Vizinha (The Girl Next Door, 2004) -
Qual foi a maior loucura que você já fez? Para quem é adolescente e tímido ter uma garota é sempre um problema tanto em questão amorosa, quanto para o orgulho próprio. Matt vai passar por várias aventuras para poder salvar o amor que viveu com a melhor garota que já lhe apareceu, aquela que lhe ativou a viver.
- Efeito Borboleta (The Butterfly Effect, 2003) -
Adam tem o poder de voltar no tempo, porém toda vez que ele o fizer, acarretará na mudança de tudo o que viria pela frente. Fica para se pensar que aquilo que fazemos, mudará tudo, mesmo que seja uma palavra dita ou não, um ato que devíamos ou não ter feito, e que mesmo que pudéssemos voltar no tempo para concertar um erro, outro acabaria acontecendo. Assim como Adam que fez de tudo para salvar aquela que amava, mas a única solução foi nunca ter vivido com ela.
- Antes que Termine o Dia (If Only, 2004) -
Uma intensa decisão mudou todo o rumo do que Ian achara que se sucederia a sua vida: a morte daquela que amava. E ele entregou sua vida ao destino para poder deixá-la viver. O filme aponta para a questão de que nem sempre damos valor a quem amamos e que nos ama. Arrogamos o amor incondicional dessa pessoa, achando que ela vai estar sempre feliz com nossos atos, porém quando a pessoa se vai, vemos o quanto perdemos.
- Antes do Amanhecer; Antes do Pôr do Sol (Before Sunrise, 1995; Before Sunset, 2004) -
Antes do amanhecer conta a história de Jesse, um americano, que conhece Celine, uma francesa, num trem vagando pela Europa. Uma hora ou outra eles vão se separar, cada um irá para seu lado, mas Jesse convida Celine para descerem em Viena e lá passarem a noite passeando pela cidade juntos, antes do amanhecer. No fim eles voltam para suas vidas, porém estão completamente apaixonados, e combinam de se encontrar um ano depois, mas Celine não vai. Nove anos depois Jesse está em Paris promovendo seu livro que escreveu sobre um casal que se conhece num trem e viveu uma noite romântica em Viena. Lá ele volta a encontrar Celine e mais uma vez ele se aventura com ela, dessa vez em Paris, porém, Jesse tem de pegar um avião às 19:30 e voltar para casa, e eles tem mais ou menos uma hora e meia para conversarem, antes do pôr do sol.
- Assassinos por Natureza (Natural Born Killers, 1994) -
Este é o filme de Oliver Stone sobre o amor de dois assassinos que vagam pelo mundo espalhando o caos por onde passam. Roteiro baseado numa história de Quentin Tarantino que tanto foi reivindicada por fãs. Neste filme vemos que até mesmo os mais cruéis assassinos podem viver o seu amor sujo e bandido.
- Sid & Nancy – O Amor Mata (Sid & Nancy - Love Kills, 1986) -
E finalmente a história real de amor punk de Sid Vicious e Nancy Spungen. Filme baseado na união do falecido baixista da banda Sex Pistols e da colega de quarto seguidora da banda. O “amor mata”, pois Sid foi acusado de ter assassinado Nancy num quarto de hotel. Tempos depois, Sid morreu de overdose. Enquanto viveram, seu amor foi bonito e bem, bem bagunçado.
 |
A bela cena do beijo ao lixo! |
Concluímos então que de certa forma, o amor muitas vez não nos traz bem nem mal. Ele simplesmente deve ser vivido. Quem quiser entendê-lo ficará louco.
“Love… Love will tear us apart… again”
Joy Division