sábado, 4 de junho de 2011

Antes que Termine o Dia


“- Se soubesse que hoje é o último dia na face da terra, o que você faria?
- Bom, eu compraria sapatos, comeria chocolate, e teria uma aventura com o modelo da Calvin Klein (risos)
- Hum...
- É uma resposta fácil e boba... Eu ficaria com você!"

Alguma vez você já fez algo em que o que mais importasse fosse aquilo que ama?
Seja isso um objeto, um emprego ou uma pessoa.
Dizem que antes de tudo temos que nos amar para podermos amar os outros. Mas o fato de estarmos amando já comprova que somos capazes de expandir nosso amor para além de nós mesmos. Para o bem do próximo.
Amor é uma coisa incondicional e não necessariamente recíproca.
Quando se diz que ama uma pessoa pelo fato dela ser isso ou aquilo, então a questão não é a pessoa, mas sim as suas qualidades ou posses.
Como é bastante usual de muitos hoje em dia, o trabalho é uma das coisas mais importantes na vida, pois é este que trará reconhecimento e retorno econômico. Em outras palavras: sucesso.
Mas e quando você morrer? Ou até mesmo quando você estiver velho, quando não puder fazer nada mais, que diferença vai fazer esse dinheiro todo? A não ser que você teve alguém com quem separou todas suas aventuras, todos os desafios, com quem pôde contar e para quem você pode depositar não só o seu dinheiro, mas também o seu amor.
E se essa pessoa já estiver velha como você, se vocês dois estiverem prontos para partir para o próximo nível, então sim, fez sentido vocês terem todos aqueles filhos agora eles estão educados da melhor forma, e eles tem como se ajudar e ajudar os outros e seguindo esse raciocínio, construirão um mundo melhor.
Otimismo? Até demais para mim mesmo. Mas...

Ian (Paul Nicholls) é um homem que espera conseguir todo o sucesso de sua carreira como se um dia fosse ser imortalizado por isso e por isso, se esquece de algo que está lá acordando com ele todos os dias, sua namorada, Samantha (Jennifer Love Hewitt), que o ama, ama o suficiente para se afastar dele quando acha que seu relacionamento não é mais o melhor para nenhum dos dois, pois dias após dias, tudo o que ele fez foi a ignorar em nome do trabalho.
Um acidente ocorre (talvez até proposital) e Ian assiste impotente.
Durante esse dia trágico, vários acontecimentos se passaram durante a manhã dos dois “amantes”. Coisas pequenas, mas que se acontecessem de novo qualquer um perceberia.
E assim aconteceu.
Ian acordou e encontrou Samantha novamente ao seu lado, viva, e todas as pequenas coisas que normalmente não importavam aconteciam de novo, na mesma sequencia, no mesmo momento e agora essas coisas criam um peso enorme para que fossem tão sem importância e ele dá mais sentido ao perceber que assim como tudo, o principal do dia com certeza vai acontecer: a morte de seu amor.
Ian, então, faz com Sam em um dia tudo o – ou quase – que deveria ter feito durante todo o tempo que estiveram “juntos”.
Antes que termine o dia.
A atemporalidade toma conta da vida do personagem Ian que se vê num pesadelo e num sonho ao mesmo tempo. Porém, o tempo, por mais que seja algo importante, acaba sendo tido como o algo supérfluo quando os dois se vêem amando um ao outro no melhor de cada.
Mas se ele não poderia viver sabendo que seu amor se foi sem a ter amado, como ele poderia perdê-la lembrando de tudo que viveram?






- Antes que Termine o Dia -
-Nome original: If Only
-Gênero: Romance Dramático
-Tema: Relação amorosa
-Duração: Aproximadamente 92 min. (1h e 32 min.)
-Lançamento: 2004
-Origem: EUA, Inglaterra (ambientado em Londres)
-Idioma: Inglês
-Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
-Direção: Gil Junger
-Roteiro: Christina Welsh
-Produção: Jill Gilbert, Jeffrey Graup, Jennifer Love Hewitt
-Elenco: Jennifer Love Hewitt, Paul Nicholls, Tom Wilkinson, Lucy Davenport

4 comentários:

  1. Foi o melhor !!!
    Nossa essa historia me perturba de um jeito ..nem sei se é ruim ou bom ...Mas Gosto de ver e acredotar que ixu é possivel .O amor .
    ted Foi perfeito !

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Eve, minha seguidora assídua. Quanto a ser bom ou ruim, depende do ponto de vista. Para ele foi o melhor, mas será que foi para ela?

    ResponderExcluir
  3. Talvez nao , Pq nós somos egoistas , e , de uma forma ou de outra , sempre pensamos primeiro em nós mesmos , Pois preferimos morrer ao inves de suportar a dor de perder quem amamos ..

    ResponderExcluir
  4. Tens razão! Mas ele fez aquilo pela vida dela, pela careira dela. O que o torna mais altruísta que egoísta. Caramba, isso confunde mesmo!

    ResponderExcluir