sexta-feira, 6 de maio de 2011

- Grandes Revoluções Femininas –

*******
Sigourney Weaver como Ellen Ripley
Série de filmes Alien


A grande heroína do filme de terror científico que saiu de suas roupas de astronauta para correr por uma nave só de calcinha e sutiã com um canhão nas mãos no intuito de matar um bando de alienígenas babões. Este é um dos filmes em que Sigourney Weaver interpretou Ellen Ripley que, antes um subtenente da nave Nostromo, se torna a matadora dos aliens, a salvadora dos humanos e depois até a mãe dos monstros na quarta sequência, Alien - A Ressurreição (Alien - The Ressurection) de Jean-Pierre Jeunet.

*******
Linda Hamilton como Sarah Connor
Exterminador do Futuro e Exterminador do Futuro 2
(The Terminator, 1984/Terminator 2, 1991)

Sarah Connor foi muito comparada à Sigourney Weaver depois que se transformou na guerrilheira contra as máquinas. Exterminador do Futuro não é um filme que eu goste, mas é o mais ou menos de Cameron. Neste a personagem sai de sua pele de provável futura mãe de casa para se tornar a rebelde de um futuro não muito distante numa guerra contra máquinas. A personagem evolui tanto durante o decorrer do filme que podemos até que ela chega à margem de perder seu resto de humanidade. Esta ideia entra em confronto com a ideia da própria Sarah na segunda parte da série de filmes onde o exterminador, agora salvador, parece para ela o pai que seu filho nunca teve, porém ela se esquece que ela nunca foi a mãe dele.

*******
Carrie Anne Moss como Trinity
Série de filmes Matrix
Essa não envolve uma transformação, entretanto, Trinity possui todo o arquétipo da mulher lutadora, firme e fria, mas que na verdade acaba se apaixonando por Neo e que sofre com a ideia da morte no momento que a sente chegando. Trinity é uma personagem muito forte durante a história de Matrix, sua presença é marcante. O filme não me comove a favorito, a ideia do mundo falso, sim. Mas ampliar a duas continuações tão pobres me desanimou.


*******
Uma Thurman como Beatrix Kiddo
(aka The Bride, aka Black Mamba)
Kill Bill vols. 1 & 2.(2003-2004)

Está certo que A Noiva de Kill Bill já era a mulher mais perigosa do mundo antes dela querer matar o Bill, porém antes disso nós podemos ver, principalmente no volume 2, que ela era uma mulher como as outras, ela tinha o amor da vida dela que era o Bill, engravidou dele e por amor à criança se afastou do mundo que Bill lhe dera para criar a filha num antro normal. Aí vem o destaque de que o mundo nunca é melhor. Bill descobre a fuga e a espanca junto com sua gangue e a mata no dia de seu ensaio de casamento fajuto, mas não antes dela dizer: Bill, o bebê é seu! Ah é! Claro! Ela não morre, fica em coma por quatro anos sendo prostituída por seu enfermeiro, quando acorda, ela se descobre só, sem filha, sem vida, ou seja, (para o azar dos outros) sem nada a perder além do sentimento de vingança. Isso tudo tirou dela a felicidade que tinha antes em sua vida de tirar vidas.


*******
Shauna McDonald como Sarah
Abismo do Medo (The Descent, 2005)

Esta sim, uma grande virada. Depois de uma aventura com suas amigas, Sarah perde sua família que amava (marido e filha), e se sente perdida no mundo; sem luz na vida. Um ano depois ela resolve voltar a se aventurar com as amigas, desta vez numa caverna. Todos percebem sua falta de ânimo. Na caverna um desmoronamento ocorre e elas ficam presas. A caverna foi descoberta por elas, portanto não há como serem achadas. Lá seus sentimentos se ampliam, principalmente para Sarah que ainda estava abalada com sua perda. Ela começa a ver e ouvir coisas. Segundo as outras, sua imaginação. Mas a verdade é que dentro daquela caverna habitam seres humanóides que caçam qualquer coisa que eles possam. Sarah descobre por uma das amigas à beira da morte que Juno, a idealizadora da aventura, era a amante de seu falecido marido. Sarah então se vê agora numa escuridão espiritual e real onde tem de fazer de tudo para fugir daquele terrível lugar. Uma das cenas mais tensas é justamente aquela em que Sarah e Juno se reencontram. O que será que ela vai fazer? Elas se unem, mas no final, a vingança é feita. Porém o terror do lugar ainda é predominante e merecedor de uma continuação.


*******
Natalie Portman como Evey Hammond
V de Vingança (V For Vendetta, 2006)

Por mais que tenha atrapalhado mais do que ajudado o “V” e de ter se revelado apenas no final, esta foi sim uma grande transformação. Evey é uma mulher (na graphic novel uma menina) trabalhadora, que por dentro sabia que algo estava errado com seu país e queria combater esse mal (tendo ela, digamos, sangue de revolucionários correndo pelas veias), mas que não o faria por já saber o que poderia lhe acontecer. No começo ela se diz medrosa, porém depois de sofrer uma tortura falsa ela perde o medo e assim seu torturador a libera. Todo esse dramalhão aparte Evey passou por momentos difíceis, sobreviveu e ainda ajudou (puxou uma alavanca) quando podia ter fugido.

*******
Melánie Laurent como Shosanna Dreyfus
Bastardos Inglórios

Em Bastardos Inglórios, Shosanna Dreyfus vê sua família ser assassinada pelo coronel Hans Landa da SS e decide se vingar. Ela toma uma identidade falsa, dona de um cinema e por ironia é cortejada por um soldado alemão. Este último fez com que o cinema de Shosanna torna-se palco para o novo filme dos alemães onde todo o alto comando nazista estará. A garota então cria um plano de incendiar o cinema com todos dentro. A ideia dela acaba se cruzando com a dos Bastardos, um grupo militar americano que pretende explodir o cinema na noite da estreia. O plano se concretiza para os dois lados, porém o coronel Landa fica vivo por entrar e acordo com os americanos, mas não sem receber um castigo. Shosanna morre durante seu desempenho vingativo, mas sua transformação compara-se com a de Uma Thurman em Kill Bill; a dureza e frieza. Certo, são filmes do mesmo diretor, mas sempre disseram que cada filme dele fazia referência um ao outro, talvez Shosanna seja bisavó da Noiva.

Todo post haverá uma referência a este. Irei deixar outras revoluções femininas. Até não houver mais nenhuma.

Um comentário:

  1. Aiaiiaaii ..nao vo cansar de Dizer pra Colocar esse Blog em Divulgaçaooooooo ..Muitoo Massa !!
    Parabens ..Ted
    Beijiinhos .

    ResponderExcluir