A Cruz Suástica (ou também Cruz gamada ou Swastika), o tão famoso símbolo usado pelos nazistas durante a segunda guerra mundial que na verdade tem existido muito antes do bisavô de Hitler pensar em nascer, pois ela já foi encontrada até em inscrições de cavernas, ou seja, descende da idade da pedra.
A Suástica tem seu nome derivado do sânscrito, vem de “Svas” que quer dizer bondade. Esse tão belo símbolo passou por várias culturas, budistas, hinduístas, japoneses e até mesmo pela dos judeus.
O hinduísmo a utiliza na palma da mão de Ganesha (o deus com cara de elefante), os gregos, os celtas, os americanos (índios), no peito de Vishnu (o deus protetor do Universo que é um dos Trimurti: figura de três cabeças, devido à encarnação de Dattatreya). A suástica também é um dos 32 signos do corpo Universal que fica no peito do Chakravartin rajam (Os Reis das Rodas Rolantes), e também podemos vê-la no peito do Buddha Shakyamuni como o símbolo de boa fortuna. Os nórdicos a chamavam de Martelo de Thor e a usavam como proteção para si. E era usada por guerreiros chamados Einherjars.
![]() |
Buddha e a suástica em seu peito |
Ela também é chamada de Roda, cruz ou estrela solar, por ser representante do ano do sol e das quatro estações do ano (as quatro pontas) e se representa em duas formas: o horário e o anti-horário. O horário a entropia de tudo que gira para o fim do universo. Para muitos a bilateralidade do signo simboliza um o bem e o outro o mal, sendo que isto é totalmente incoerente, já que o mal direcionado a um, é o bem a outro.
A suástica aparece também em lugares inesperados (ou não) como:
- Microsoft ® Corporation -
O símbolo das janelas (Windows) ao estilo americano: quadrado com uma cruz no meio.
- Mercedes Benz -
Uma Suástica de três pontas.
- O Prédio Suástica -
O prédio da marinha californiana, construído em forma de uma cruz gamada estrategicamente com uma das pontas para o norte o tornando diagonal.
- Olimpíadas de Londres -
- Álbum She Science da banda brasileira Wry -
Uma suástica feita de pernas
- Franquia de supermercados Y. Yamada -
Loja de dono japonês, símbolo do sol nascente assim como a ideia de estar girando da suástica Roda solar
E outros mais:
A suástica é um símbolo de culturas e religiões, foi usada incorretamente para espalhar o ideal racista imposto por Hitler, e hoje é um símbolo desprezado, e reconhecido como o mal encarnado. E é claro que isso gera um sentimento de revolta a qualquer membro da religião ou cultura que o venera ou venera seus deuses portadores do símbolo. Portanto, pense um pouco antes de tratar com preconceito uma ideia diante de algo tão antigo quanto à suástica. Até porque, foram cinco anos de guerra contra milhares de anos de existência.
Hummm ...Nada a declarar !!
ResponderExcluirKissu ♥